23 de dezembro, 102 anos de existência do Rito Brasileiro sob a égide do GOB |
Implantação dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro na Paraíba |
O Maçonaria do Especial Rito Brasileiro nasceu no Estado de Pernambuco na cidade do Recife no século XVIII, tendo como mentor o Ir. José Firmo Xavier, comerciante pernambucano de excelente relacionamento e grande maçom. Mas, por uma série de motivos, o Rito adormeceu para acordar nos braços de alguns irmãos gobianos sob o comando do Ir. Lauro Sodré.
Fundação do Capítulo Rosa Cruz Ir. Joaquim Oliveira da Silva |
Em 23 de dezembro de 1914 o Soberano Grão-Mestre, Ir. Lauro Sodré de Niná e Silva, juntamente com outros irmãos Gobianos, Adotou e instituiu o Rito Brasileiro como Rito Oficial, Regular, Legal e Legítimo do Grande Oriente do Brasil. Portanto, há 102 anos nascia o Rito Brasileiro nas hostes do GOB.
Vale salientar que os Irmãos que se uniram ao Soberano Grão-Mestre eram praticantes do REAA nos seus Graus Simbólicos e nos Graus Filosóficos, sendo todos INSPETORES GERAL DA ORDEM, Grau 33 do REAA. E mais uma vez o Rito adormeceu, vindo a acordar definitivamente pelas mãos, do também Soberano Grão-Mestre do GOB, Ir. Alvaro Palmeira, em 19 de março de 1968. Nesta data tivemos a REINPLATAÇÃO VITORIOSA do Rito Brasileiro com o funcionamento pleno dos seus Graus Simbólicos e Filosóficos.
Grau 32 em Natal - RN (implantação dos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro no Rio Grande do Norte) |
Hoje, portanto, o Rito Brasileiro completa 102 anos de existência na nossa Pátria amada Brasil sob a égide do Grande Oriente do Brasil. O Rito Brasileiro, nos seus Graus Simbólicos e Filosóficos, nasceu dentro do GOB.
PARABÉNS AO RITO BRASILEIRO !!!
PARABÉNS AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL !!!
PARABÉNS AO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL !!!
0 comentários:
Postar um comentário